Viva Um dia de Cada Vez e Seja Feliz

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Nova Jornada- acompanhamento pelo SUS

Boa tarde amigas de luta,

Estou eu aqui de novo para passar para vocês, como será daqui para frente o meu acompanhamento pelo SUS, já que não tenho mais o convênio que eu pagava para a empresa, que foi cancelado por terem muitas despesas com o meu tratamento, mas enfim usei o convênio até fazer minha última cirurgia de reconstrução.
Agora vou conhecer e passar a vocês como é o acompanhamento de uma tratamento pós câncer pelo SUS, experiência nova para mim.

Primeiro passo foi fazer a carteirinha do SUS  no posto mais próximo de casa, e marcar uma consulta com o clinico geral para pegar um encaminhamento.
Tive sorte que consegui agenda logo para o dia 26/12, estive com o medico expliquei o porque estar lá, e o mesmo foi muito atencioso comigo,explicou que ele iria fazer o encaminhamento pelo posto e eles verificariam onde teria vaga para mim, assim que tivessem uma vaga e data de consulta entrariam em contato.

Acreditem na mesma semana já ligaram para mim, com consulta marcada para o dia de hoje 04/01/2013 no Hospital A C Carmargo, é um hospital que atende particular e uma parte tem convênio com o SUS.
E vai a Selma hoje nessa nova fase e jornada  , para desconhecido,um hospital muito bem preparado para atendimento de problemas oncológicos , no entanto o atendimento do SUS , fica separado em outro endereço próximo.

Hoje quando cheguei no setor da quimioterapia do www.accamargo.org.br, logo me remeteu as seções de quimioterapia, sensação horrível que não quero nem pensar e muito menos lembrar que um dia passei por isso, muito ruim, uma coisa desagradável mesmo, 

Chegando lá tive que passar com a Assistência Social para ter um registro e assinar um termo das condições que o Hospital pode oferecer, nada muito além do básico, mas atendem você prontamente com senhas e horários devidamente marcados, caso perca a consulta poderá perder o tratamento.

Me pediram uma série de xerox de documentos de quando descobri a doença,levei mas o médico que me atendeu era um Oncologista muito simpático, não se atentou a todos os exames,somente anotou o laudo da primeira vez que fiz exames para a descoberta do câncer  e por que graças a Deus já ter feito todas as cirurgias e quimioterapias, provavelmente só passarei com ele a cada 6 meses e depois a cada um ano, durante 5 anos, deixou bem claro que a questões de medicação não seria com ele, deveria marcar com outro médico,achei muito estranho mas enfim é assim vamos seguir as instruções.

Examinou, reclamei de dores no braço próximo a axila, ele simplesmente me disse que não tem jeito tenho que conviver com essa dor, não tem o que fazer, quase falei para ele: "obrigada pela boa notícia".

Saindo de lá cuja consulta não passou de 10 minutos, já fui ao atendimento para marcação com o médico que irá tratar dos medicamentos que tomo hoje e quem sabe resolver o problema que tenho hoje de muitas dores nas articulações, e também a disposição que tinha antes , hoje não é mais a mesma.

Voltando ao assunto do atendimento do posto de saúde, achei mais plausível o atendimento do clinico geral, que quando reclamei dessas dores  o mesmo falou procure a Previdência Social e veja como faz para se aposentar que seria o ideal para você.Isso não quer dizer que eu queira parar de trabalhar de forma alguma mesmo porque tenho muitos projetos que desejo executar, mas não são todos os dias que estou 100%, aquela Selma work holic não existe mais, posso até um dia fazer 1000 coisas,mas pode ter certeza que no final do dia e dia seguinte já estou sem condições nenhuma de sair ou se quer dirigir,pois ainda não tenho um carro automático para me ajudar.

Resumindo amigas de luta é só isso por hoje, achei que seria talvez pior o atendimento mas ficou dentro da média para quem não tem um convênio, nem posso reclamar, mas já percebi que as coisas são bem básicas das básicas,sem muitas esperanças, assim sendo espero logo que passe mais 3 anos para terminar com essa sombra que me rodeia, que seria ou será que a doença pode voltar?Vivo sim com essa assombração,por mais que esqueço até que tive um dia essa doença, as vezes bate o medinho, aí peço a Deus não me abandone nesse momento.

Queridas fico por aqui, nessa nova fase de SUS.
Desafiando o Cãncer, na fase de conhecimento do SUS.

4 comentários:

  1. Vim à net para encontrar anovos amigos e ao mesmo tempo divolgar meu blog, encontrei o seu blog, e estive a ver algumas postagens e a chei o seu blog muito bom, tenho de lhe dar os parabéns, pois é um blog que dá sempre vontade de vir aqui mais vezes.
    O meu blog é o Peregrino E Servo, se tiver tempo ou se desejar pode fazer-lhe uma visita e se gostar faça o sentir no seu coração, saiba porém que nunca deixer alguém ficar mal.
    Desejo paz e saúde para si e para o seu lar.
    Sou António Batalha.

    ResponderExcluir
  2. Selma, o "A.C" é ótimo. Às vezes burocrático, mas tem fama de ter pouquíssimas (ou nenhuma) diferença entre atendimento particular e do SUS. Quer dizer, antes de dividirem o hospital em dois setores o da Tamandaré pro SUS e da Antônio P. convênio e particular. De início não gostei muito da mudança não. Sabe como é, já estava adaptado aquele hospital mais robusto, aconchegante, chique que tem andar que parece shopping, e o da tamandaré é mais apertado, com salas e banheiros minúsculos. Mas os profissionais continuam os mesmo, ao menos por hora. Simplesmente adoro a equipe de fisioterapia, de enfermagem e boa parte dos atendentes! Sempre fui bem recebido no hospital. Quando era só ali na Antônio Prudente fiquei internado no 4° andar que é destinado ao SUS, e também no 7°B que é mais particular e convênio, ao contrário do que se diz da pra sentir a diferença, no 7° B é muito mais tranquilo, apenas duas camas por quarto, o que deixa até a enfermagem mais atenciosa por ter menos paciente, imagino eu. Meu medo é que com o tempo eles deixem sucatear aquele da tamandaré, que invistam no ''grandão'' e esqueçam do pessoal do SUS, mas por hora o atendimento parece o mesmo, tem algumas especialidades e exames que só atendem no da Antônio Prudente mesmo pelo SUS.

    Ah sim, se for necessário às vezes fazer algum exame que o SUS não cobre, fique atenta em não fazer no laboratório do A.C Camargo, dizem que isso também cancela o SUS. Então se for necessário fazer um exame particular por urgência ou pq o Sistema Único não garante, melhor é fazer em laboratórios fora do hospital.

    No mais, fico torcendooo por tua vitória sempre. Não esqueço de vc, embora não comente estou sempre por 'aqui'. Aliás, pacientes e acompanhantes lá da Maria Helena sempre lembram com carinho te ti, sentindo saudades e falta do teu bom trabalho voluntário. É muito querida.

    Apesar já da data, fica registrado aqui meu desejo de Feliz e Próspero 2013, que seja um ano recheado de bons Presságios e de ótimas CONQUISTAS!!!

    Beijos,
    Deivisson!

    ResponderExcluir
  3. Olá Selma!
    Achei o seu blog procurando mais sobre o AC Camargo! Descobrimos q minha mãe está com um cancer raro na uretra e tentamos um atendimento pelo SUS. Está uma luta então resolvi ir pessoalmente na Assistencia Social do AC tentar uma vaga!
    Onte, depois de 9 dias da entrega dos documentos, eles retornaram dizendo que iriam encaixar a minha mãe. Estamos aguardando a marcação de exame com o urologista!

    Gostaria de saber agora, depois de alguns meses, como está o atendimento lá?O que vc acha?

    Bjs e tudo de bom!

    ResponderExcluir
  4. Olá , estava procurando como ter o encaminhamento para fazer o acompanhamento pelo sus e encontrei seu blog, obrigado pois há esperança então de estar no ACamargo em breve :) o meu caso foi o msm, a empresa cortou o convênio :(

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e me diga qual o assunto voce quer saber?