Viva Um dia de Cada Vez e Seja Feliz

quinta-feira, 15 de março de 2012

RECONSTRUÇÃO DE MAMA, E O RESPEITO DOS HOMENS

Bom dia amigas,
leiam esse assunto nos interessa e muito;



No último dia 07, o Plenário aprovou, simbolicamente, o Projeto de Lei 2784/08, da Deputada Federal Rebecca Garcia (PP-AM), que prevê a realização de reconstrução da mama pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no mesmo tempo cirúrgico da mastectomia, quando houver condições técnicas.
De acordo com nota publicada pela Agência Câmara de Notícias, o projeto tramita vinculado ao Projeto de Lei 2740/00, do Senado, que institui a obrigatoriedade de prestação de atendimento cirúrgico-plástico a portadores de defeitos físicos causadores de sofrimento moral relevante. Devido à mudança acrescentada pela Câmara, a matéria retorna ao Senado.
Vale recordar que, de 05 a 09 de março, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica realizou um grande Mutirão Nacional, justamente, para a reconstrução mamária pós-câncer de mama. A ação contou com o apoio da FEMAMA e teve como meta atender a cerca de 500 pacientes, numa abrangência de 19 estados brasileiros. Para tanto, teve a adesão voluntária de 1,5 mil cirurgiões plásticos e a colaboração das secretarias de Saúde dos Estados e do Ministério da Saúde.
fonte:http://www.femama.org.br






Agora amigas, vamos ver isso acontecer,porque conheço várias amigas que estão por aí mutilidas a espera de uma alma piedosa ou uma vaga pelo SUS para sua reconstrução,isso afeta muito no estado emocional da mulher, digo isso por vivência,e sei o quanto é importante para a mulher.
Muitos maridos largam suas esposas em pleno tratamento,por causa de sua estética, por não terem coragem de suportar ver sua esposa mutilidade e consequentemente a perda do libido, algo que muito se pouco falam hoje em dia,
o seio faz parte da feminilidade da mulher, imaginem vocês, fui mutilada com mastectomia total, e mesmo assim continue a minha luta sorrindo, tive necrose na primeira cirurgia, se você tem condições de ter apoio psicológico ótimo, caso contrário voce tornará mais uma no meio da multidão de mulher amarga,triste,infeliz.
Os nosso governo da saúde devia olhar com bons olhos a esse caso tão sensível e específico.
Não vou me estender mais nesse assunto, deixa para uma próxima pauta amigas.


Mas quero deixar claro que mesmo mutiladas e com reconstruções bem ou mal feitas somos mulheres ainda, não deixamos de ser,é um período de adaptação para nós mulheres e  que esses homens que abandonaram suas esposas tenham um pouco de respeito acima de tudo.
Porque não só nós mulheres podemos sofrer com essa doenças eles também não estão livre disso , e com certeza a mulher não os deixariam num momento tão delicado.
um lindo dia a minhas amiga e luta
DESAFIANDO O CÂNCER, VOLTANDO COM TUDO , NESSA LUTA.




Um comentário:

  1. Oi, Selma ! Adorei o post.
    Acho que toda mulher deveria ter o direito de reconstruir a mama no ato da mastectomia. A mulher passa por muitas perdas e é difícl se adaptar.
    Quanto aos homens que abandonam estas mulheres.... acho que não são "homens " suficientes para estar ao lado destas mulheres guerreiras. Então... acho que vão tarde. Não vale a pena ter um projeto de homem ao seu lado.É difícil seguir sozinha, é , mas antes só do que mal acompanhada.
    bjos

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e me diga qual o assunto voce quer saber?