Viva Um dia de Cada Vez e Seja Feliz

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

SOBREVIVENTE DO MÊS- CATHE FREIRE



Oi minha amiga Cathe Freire, nome de artista e jeito de artista, talvez você nunca tenha percebido esse seu outro lado, a Cathe escritora, adoro seus textos, e não poderia homenagear com um de seus post escrito com muita seriedade e verdade.
Parece que foi ontem que começamos a nos falar no chat do DOC-Desafiando o Câncer, você cheia de dúvidas e medos  em recife e eu aqui em São Paulo tentando passar um pouco de minha vivência para conforta-la.
Saímos do chat e fomos direto para o msn, pois nossa amizade estava crescendo a cada dia que passava, e você como criança curiosa querendo sempre saber de tudo antes de acontecer, e eu sempre dizendo um dia de cada vez Cathe, mas você viu como passou rápido e venceu essa luta da primeira fase com muita alegria de recifense.Fico imensamente feliz em saber que  chegou ao fim da primeira fase cm uma energia positiva, conseguiu canalizar os momentos ruins de alguma forma que não atrapalhasse seu tratamento.Parabéns minha Cathe querida, agora você já faz parte do grupo de  mais uma sobrevivente do câncer, é amiga tudo ao tempo de Deus e não ao nosso, que somos imediatistas.
Mas você enviou para mim em agosto um texto muito interessante que na ocasião não postei, mas agora chegou o momento dele, tenho certeza que muitas de nossas amigas de luta irão ler e se identificar,porque você conseguiu colocar em palavras o que muitas de nós sobreviventes nos perguntamos em algum momento de nossas vidas.


COMO FALAR SOBRE MAMA
 
Quem não já escutou frases do tipo:
  • Tem que Ter muito peito para fazer tal coisa...
  • Estes peitos são originais e meus.
  • Estes peitos são siliconizados.
  • No mergulho que ela deu mostrou os peitos
  • Peitos só servem para amamentar
  • Que peito sexy
  • ...
Afinal de contas a palavra Peito tem de Ter muito peito para falar. Concorda?
Dependendo do contexto ela pode ser uma palavra de coragem, ou palavra de escândalo, ou um órgão, ou uma palavra que simplesmente deixará o outro para baixo.
De uma coisa todo mundo concorda, peito é uma palavra forte.
Queria falar para aqueles que descobrem que estão com câncer de mama (peito). Sendo necessário muitas vezes fazer uma reconstrução mamária. Seria muito injusto dizer que os peitos não são seus, após reconstruídos.
Já vi muita gente dizer, comprei os cabelos então eles são meus. E por quê não falar disto das reconstruções mamárias?
Será que é porquê eles estão diferentes e momentaneamente assimétricos? (Afinal de contas todo plano de saúde e/ou governo tem o dever de fazer a cirurgia simétrica).
Esta reconstrução é feita através de várias formas, dependendo do tipo de cirurgia que foi combinado para ser feito. 
Algumas cirurgias são mais traumáticas e outras nem tanto. Algumas pessoas demoram um pouco para reconstruir. Alguns optam por não reconstruir, não entrarei neste caso, pois acho que até para isto você tem de Ter muito peito.
Queria nestas pequenas frases dizer a algumas pessoas que não vejo problema nenhum em você reconstruir a sua mama que seja por estética, ou que seja por necessidade que a doença te proporcionou. Só peço que às pessoas sejam cautelosas. 
Algumas pessoas não tem dinheiro para reconstruir uma mama, e tem seios grandes, daí quando alguém fala que os peitos estão siliconizados estas podem se sentir rebaixadas. Já por outro lado, quem fez, tem todo direito de dizer que os peitos são seus e que estão lindos.
Quem precisou reconstruir pode se sentir de início um pouco abatidos, mas por questão de tempo vão dizer que ficaram do jeito que queriam, afinal de contas é uma oportunidade de diminuir ou aumentar. Fica a critério do cliente.
Mas uma coisa é certa, diante de tantos adjetivos e funções que os peitos nos proporcionam, nunca vamos deixar de ser mulheres.
  • Quem colocou silicone por estética. Parabéns! Espero que tenha ficado ´ótimo.
  • Quem colocou por algum motivo de doença! Espero que tenha tido peito para reconstruir. Desculpa, pele para reconstruir de imediato.
Quem ainda não colocou. Se contente com os seus, afinal de contas foi Deus quem deu. É seu corpo e você deve a Deus cada saúde que Ele te dá. E se está insatisfeita, junte um dinheiro e faça a estética. Afinal de contas se você comprou... É SEU.
 
Catherine Freire

PARABÉNS MINHA CATHE TE ADORO
DESAFIANDO O CÂNCER -DOC PARABENIZANDO MAIS UMA SOBREVIVENTE

2 comentários:

  1. vc tinha postado este texto, só não postasse o outro que eu tinha escrito bem grande que eu postei no meu.sim querida
    ô amiga obrigada e valeu pela força que me foi muito importante durante todo o tratamento.
    agente se sente mais confortável quando sente que as outras pessoas estão nos ajudando. quem já passou pela mesma coisa.
    e hoje eu entendo que tem de ser uma coisa de cada vez. agente não tem como falar o que vai acontecer depois ou tudo, primeiro pq nenhum organismo é igual ao outro.
    segundo pq passamos por várias situações e temos que matar um leão cada dia, agente nunca sabe o que vai acontecer no outro dia.
    Eu tenho muito que te agradecer pela paciência que vc me deu.
    Vou postar agradecendo pq vc merece.
    a foto desse um jeito de arrumar, né? tu é fogo mesmo.kkkkk
    bjs te amo viu.
    que Deus possa te ajudar em várias áreas de sua vida para que vc continue ajudando às pessoas como vc me ajudou.
    muita gente precisa deste seu apoio.
    vc é muito especial
    bjs
    cathe

    ResponderExcluir
  2. Um amor de pessoa você.
    Sempre me deu apoio desde o início do meu tratamento.
    Eu só tenho a te agradecer e pedir a Deus que continue iluminando sua vida sempre.
    Na realidade aprendi que temos que viver um dia de cada vez por vários motivos. Um deles é que cada organismo é diferente um do outro. O segundo é que devemos aguardar ás reações acontecerem para depois tomar as providências necessárias.
    E até mesmo nós que passamos por esta etapa da quimio, temos que saber falar para quem vai ser tratado ainda. E você teve todo este cuidado de não falar antes do tempo os efeitos que talvez eu não tivesse. Os mais comuns agente foi se comunicando para ficar mais preparada.
    Obs: Este texto vc já tinha postado. Só não postou o que eu coloquei no meu blog (um desabafo pessoal do passo a passo depois da descoberta.
    Obrigada amiga por tudo.
    Acredito que o pior já passou. Sei que de agora em diante enfrentarei outras etapas e peço a Deus para estar comigo e que dê tudo certo.
    Te amo viu, que Deus te abençoe bem muito.
    bjs no coração.
    Cathe

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e me diga qual o assunto voce quer saber?