Viva Um dia de Cada Vez e Seja Feliz

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Outubro Rosa- Hospital Santa Paula

Colegas de luta,
Fui convidada na semana passada para o evento outubro rosa no Hospital Santa Paula,www.santapaula.com.br.
Foi um encontro muito agradável,junto com médicos e funcinários do hospital e algumas blogueiras, o intuito do encontro era tirar dúvidas sobre o câncer de mama, mitos e verdades.
Quem ministrou a palestra foi Dr Andre Perina-Cirurgião Oncologista e Mastologista, de uma forma muito simples e clara , ele conseguiu tirar as dúvidas, ex: a partir de quando deve-se fazer a mamografia caso  tenha alguem na família, que deve ser feito a partir dos 25 anos, caso contrário a partir dos 35
anos.
Outra coisa importante que ele mencionou é que não existe uma formula para exterminar o câncer e sim medicamentos que conseguem elimina-lo no início, e que cada pessoa/organismo age de alguma forma, todos os dias nós produzimos células cancerígenas, só que em determinado dia as nossas células de defesa não conseguiram combater, aí onde se inicia o processo de cãncer.
Mas o quanto ates for detectado melhor o resultado,mencionou tambem que tem aumentado o número detectção do câncer no início, quer dizer que o índice de mortalidade tem diminuído.
Os fatores de riscos ainda não se consegue mensurar exatamente,são multifatoriais,mas o quanto antes for detectado melhor.
O auto exame é muito importante, mas poucas são as mulheres que o fazem.



Eu nesse evento tive a oportunidade de falar um pouco de minha experiência e sobrevivência do câncer, e o trabalho que venho desenvolvendo hoje com o DOC- DESAFIANDO O CÂNCER que é melhorar a qualidade de vida das mães de crianças portadoras dessa doença,pois são elas o esteio da família e por muitas vezes ficam esquecidas, somente pensando em seus filhos e acabam não cuidando de sua própria saúde.
Na ocasião falei da necessidade de se conseguir fazer um multirão de exames básicos papa nicolau e mamografia para estas mães, porque como são intinerantes entre são paulo e suas cidades, acabam por não fazerem os exames, as vezes conseguem marcar no SUS postos de saúde, mas a demora é tanta que quando chega  data nem estão mais em São Paulo, já voltaram para suas cidades e lá também não tem infra estrutura para tal, portanto ficando de lado.
Pedi na ocasião se tivessem médicos voluntários ou que conhecessem para me ajudar nessa campanha , apara ajudar essas mães.
Existem também câncer de mama em homens, é raro mas existe se diagnosticado logo faz o tratamento., na média a cada um homen acometido entre 100 mulheres.
Voces podem participar do twitter @santapaularosa
Tive o prazer de conhecer a Patricia Matos do www.leblog.com.br e também a Cybele Meyer do www.educaja.com.br.
Quero agradecer o convite do Hospital Santa Paula nesse evento e que o Desafiando o Câncer-DOC


Um comentário:

  1. Fabiana Ferreira Rodrigues15 de março de 2012 20:05

    A todas as equipes de médicos.Oncologia, Dr Andre Perina, Dr. Fredrerico,Dra. Crisina e seu esposo Dr Fábio. Vacular, Dr. Flávio Henrique e Dr. Rafael Correa e equipe, a equipe de anestesistas, que participaram da operação, A equipe da UTI, que durante 7 dias deram todo o carinho e dedição. Médicos e enfermeiros(a), a equipe de maqueiros, Toda equipe de enfermaria do 4°andar, manha,tarde e noite, a toda equipe do sodexo, A nutricionista Gleice, toda equipe de fisioterapia Raquel, em especial parabenizo o hospital Santa Paula porter em seu quadro profissonais de alta capacidade. Agradeço suas incansaveis horas de dedicação, de carinho e de atenção ao meu caso, e carrego dentro do coração seus nomes escritos em letras douradas. Chega a ser difil consiguir as palavras certas para traduzir o agradecimento que vocês merecem. Que o brilo interior emaneça em cada um, pois a competencia e sabedoria torna seres iluminados e dignos de estarem aonde estam hoje, salvando vidas e as tornando mais significativas dando um novo sentido a elas. Hoje todos vocês fazem parte dessa nova etapa da minha vida. És como um grande sábio, possuis a paciência necessaria, nunca desacreditando no potencial de cada um. As suas vitorias e conquistas são reconpensadas ao ver os sorrisos no rosto daqueles que recuperam o prazer da vida assim como eu. Espero estar transmitindo esse novo prazer de viver para vocês. Vocês me deram a estrutura que eu precisava para passar por esse momento e volta para a minha familia .
    '' Que o senhor ilumini, essa equipe e continuem com esse exemplo de luta e de coragem que vocês tem. Agradeço pela coragem e carinho , pois não é toda equipe que acolhe um paciente como eu fui acolhida no Hospital Santa Paula.''

    Atenciosamente. Fabiana Ferreira Rodrigues e familia.


    '' Que deus abençoe a todos.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e me diga qual o assunto voce quer saber?