Viva Um dia de Cada Vez e Seja Feliz

quinta-feira, 14 de julho de 2011

CONTROLAR SINTOMAS DA QUIMIO E RADIO-COM ALIMENTAÇÃO

Amigas de luta que estão passando por este estágio, leiam com atenção este post , é muito importante e vai ajuda-las demais.

ótimo post Fernanda.

Receitas para controle de sintomas

O tratamento quimioterápico, radioterápico e de radioiodoterapia podem apresentar diversos efeitos colaterais. Esse processo, dependendo do paciente, causa alterações no organismo, que podem ser leves ou agudas.

Os efeitos têm duração variável e, geralmente, desaparecem após algumas semanas - mas são os grandes responsáveis pela ingestão alimentar insuficiente e, consequentemente, pela perda de peso durante o tratamento.

A boa notícia é que estes sintomas desagradáveis podem ser minimizados por meio do uso de medicamentos prescritos pelo médico e com uma avaliação nutricional. Os profissionais, em conjunto, irão avaliar quais são os cuidados necessários com a alimentação durante o período de tratamento.

Por isso o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) criou um cardápio especial que pode ajudar os pacientes oncológicos a comer melhor.

Vale lembrar que nem todos os quimioterápicos ou a radioterapia ocasionam efeitos indesejáveis e cada organismo responde de forma individualizada ao tratamento, dependendo da idade, da condição clínica e nutricional de cada um e da ocorrência da necessidade de tratamentos associados. Por isso, nem todas as pessoas apresentam os efeitos colaterais da quimioterapia ou radioterapia.

Entretanto, se os efeitos colaterais manifestarem-se, lembre-se que são temporários. Seja positivo, tenha persistência e determinação em não interromper o tratamento médico. A continuidade do tratamento e o empenho em garantir uma alimentação adequada são fundamentais para a recuperação e manutenção da saúde.

Assim, é muito importante que você comunique a seu médico caso apresente algum efeito colateral ou qualquer alteração da sua condição habitual. Procure também um nutricionista para a avaliação, orientação e acompanhamento nutricional visando ajustar a sua dieta e contornar as possíveis reações desagradáveis decorrentes da quimioterapia e/ou radioterapia a fim de prosseguir mais confortavelmente e com mais êxito ao tratamento proposto pelo seu médico.

Receitas:

Pratos salgados
Cestinhas de folhas (náuseas e vômitos, intestino preso)

Wrap integral de frango e hortaliças (náuseas e vômitos, intestino preso)

Rocambole de fubá (dor para engolir, feridas na boca, náuseas e vômitos, diarreia)

Almôndega de aveia (ausência ou alteração de paladar, náuseas e vômitos, intestino preso)

Arroz Cremoso (dor para engolir, feridas na boca, boca seca)

Sopa de grão de bico com abacaxi (radioiodoterapia, ausência ou alteração de paladar, dor para engolir boca seca, intestino preso)

Sopa de batata doce com alho poro (radioiodoterapia, feridas na boca, boca seca)

Pratos doces
Flan de laranja com calda de hortelã (alteração no paladar, dor para engolir, feridas na boca, boca seca, náuseas e vômito)

Flan de melancia (radioiodoterapia, dor para engolir, boca seca)

Sorvete de erva doce com maçã (ausência ou alteração no paladar, dor para engolir, feridas na boca, boca seca, náuseas e vômito)

Banana com cravo e canela (radioiodoterapia, ausência ou alteração do paladar, dor para engolir, boca seca)

Bolo de mel - sem ovo (radioiodoterapia, dor para engolir)

Bebidas
Suco de maçã, limão e hortelã (radioiodoterapia, ausência ou alteração do paladar, dor para engolir, boca seca, náuseas e vômito e diarreia)

Gelo verde (ausência ou alteração do paladar, dor para engolir, boca seca, náuseas e vômitos)

Suco de couve cítrico (ausência ou alteração do paladar, dor para engolir, boca seca, náuseas e vômito)

Espumante de maçã com hortelã (radioiodoterapia, ausência ou alteração do paladar, dor para engolir, boca seca, náuseas e vômitos, diarréia)

Suco de cenoura, tangerina e gengibre (radioiodoterapia, ausência ou alteração do paladar, dor para engolir, boca seca, nauseas e vômitos)

Milk-shake de banana (dor para engolir, feridas na boca, boca seca, intestino preso)

As receitas serão publicadas na íntegra em breve!

Fonte: http://www.icesp.org.br/Institucional/O-Instituto/Equipe-Multiprofissional/Nutricao-e-Dietetica/Receitas-para-controle-de-sintomas/

DESAFIANDO O CÂNCER AJUDANDO VOCÊ TEM UMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA.

2 comentários:

  1. Oiiiiiiiiiiii!!!!!!!!!!!
    TEM UM SELINHO PRA VOCÊ!
    BJS.

    ResponderExcluir
  2. Selma, realmente ótimo post, pois acredito que a quimio é pior que a própria cirurgia. Beijus Siga-me no meu blog http://lisiane-meucantinho.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e me diga qual o assunto voce quer saber?