Viva Um dia de Cada Vez e Seja Feliz

terça-feira, 24 de maio de 2011

SANGRAMENTO PÓS MENOPAUSA PODE SER CÂNCER ENDOMÉTRIO


Pesquisadores alertam para que todas as mulheres se eduquem e eduquem seus familiares e amigos sobre a questão

A maioria do sangramento pós-menopausa é causado por atrofia, afinamento do colo do útero, porém, em alguns casos, o sangramento pode ser sinal de câncer de endométrio. A afirmação é de pesquisadores do Baylor College of Medicine, nos Estados Unidos.
Quando descoberto nos estágios iniciais, o câncer de endométrio pode ser curado. A questão é que existem poucos sintomas e nenhum método de triagem. Por isso, os pesquisadores alertam que é muito importante para as mulheres tomarem consciência das coisas que podem estar associadas com a doença, como o sangramento na pós-menopausa.
As mulheres que são obesas e/ou têm uma história de ciclos menstruais irregulares têm uma chance maior de desenvolver câncer endometrial.
Nos dias de hoje há duas maneiras de diagnosticar a doença: Biópsia - o tecido do endométrio é retirado e analisado por um patologista para detectar células cancerosas; Dilatação e curetagem (D & C) - O colo do útero é alargado e o revestimento do útero é removido cirurgicamente e o conteúdo do útero é raspado para fora.
O tratamento para o câncer de endométrio pode incluir cirurgia, radioterapia, quimioterapia ou terapia hormonal. O curso do tratamento depende do estágio do câncer do paciente.
"A cirurgia é feita com mais frequência em pacientes em estágio inicial em que o câncer não se espalhou além do útero", disse a líder do estudo, Concepcion R. Diaz-Arrastia. "O procedimento pode incluir a remoção do útero e, talvez, das tubas uterinas e dos ovários."
A radioterapia, quimioterapia e terapia hormonal são recomendados em casos mais avançados.
Os pesquisadores alertam para que todas as mulheres se eduquem e eduquem seus familiares e amigos sobre esta questão.
"Se você notar sangramento pós-menopausa, contate o seu ginecologista e marque uma consulta o mais rapidamente possível", alertou Diaz-Arrastia.
DESAFIANDO O CÂNCER- TE ALERTANDO  SEMPRE

Um comentário:

  1. tenho 49 anos e estou com meu hidomtrio alargado e tem na ponta do indometrio uma bolinha com tres furos parece um queijo o que pode ser?

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e me diga qual o assunto voce quer saber?