Viva Um dia de Cada Vez e Seja Feliz

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Banco de doadores de medula óssea na UNICID São Paulo



Universidade da Cidade de São Paulo (Unicid) recolheu 1.243 amostras de sangue entre estudantes e população em geral

A Universidade da Cidade de São Paulo (Unicid) realizou na última semana uma campanha de doação de medula óssea. Durante dois dias de atendimento, 1.243 pessoas, entre estudantes e população em geral, foram até o campus para retirar uma amostra de sangue.
Atualmente o Brasil possui dois milhões de pessoas cadastradas, o terceiro banco de doadores do mundo. Mesmo assim o governo continua estimulando as campanhas por causa da dificuldade de encontrar doadores compatíveis, já que as chances são de uma a cada 100 mil pessoas.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca) qualquer pessoa entre 18 e 55 anos com boa saúde, sem doença contagiosa ou incapacitante, pode ser doadora. O cadastro pode ser feito também nos hemocentros de qualquer cidade brasileira. Para isso é recolhida uma amostra de sangue (5 ml) e o doador preenche uma ficha cadastral com dados pessoais e contatos de pessoas próximas.
Caso seja identificada a compatibilidade com algum paciente à espera de transplante, o doador é chamado para realizar exames complementares. A medula é retirada do interior de ossos da bacia, por meio de punções, e se recompõe em apenas 15 dias. O procedimento é feito com anestesia peridural ou geral e requer internação de pelo menos 24 horas. Normalmente o doador retoma sua rotina habitual em uma semana

Desafiando o câncer nessa luta com você

Um comentário:

  1. Ministério da Saúde10 de maio de 2011 17:58

    Você sabia que muitos pacientes ainda esperam por um doador de medula
    compatível?
    Faça parte do cadastro e incentive a doação de medula óssea. Você sabe
    como ajudar? Para mais informações:comunicacao@saude.gov.br ou
    http://www.formspring.me/minsaude

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e me diga qual o assunto voce quer saber?