Viva Um dia de Cada Vez e Seja Feliz

quarta-feira, 16 de março de 2011

HERCEPTIN-PARA QUE TIPO DE CÂNCER ELE SERVE


Boa tarde amigas de luta,
Ontem recebi alguns comentários e perguntas,quero passar para vocês que não sou médica e sim mais uma lutadora como vocês, e o que eu coloco no meu blog, algumas coisas são da minha vivência, e outras informações que procure saber a respeito de todo tipo de câncer.
Vou procurar responder todas as perguntas  por ordem  de chegada no chat, se possível no mesmo dia ou no dia seguinte  no máximo.
A nossa amiga de luta Selma minha chará por acaso, deixou duas perguntas:
1- Referente ao herceptin
2- Referente ao tipo de câncer h2+

Minha querida,
Referente a herceptin eu até coloquei no blog em 21/02/2011 o filme que fala da descoberta desse medicamento/tratamento, inclusive com o link  do filme para assistirem, vale a pena baixar.
Eu estou tomando hercpetin desde setembro do ano passado e vou até setembro desse ano, a cada 21 dias, não tenho reação nenhuma graças a Deus, efeito colateral praticamente nenhum, com relação a quimio,ele não dá nada, eu vou ao hospital tomar demora mais ou menos 1 e meia e volto para casa,e dou continuidade nas minhas coisas do dia a dia, e todas a pessoas com quem conversei, as mesma coisa, sem reações.
Encontrei uma reportagem que vou colar aqui que possa até te esclarecer o porque voce tem que tomar herceptin, devido ao tipo de câncer que tem.


04/01/2007 - 17h54
Medicamento Herceptin pode aumentar sobrevida de pacientes com câncer de mama
PARIS, 4 Jan (AFP) - O medicamento Herceptin contra o câncer de mama pode aumentar as chances de sobrevida quando usado depois do tratamento de quimioterapia padrão para conter uma forma conhecidamente agressiva da doença em seu estágio inicial, ressaltou um novo estudo que será publicado na edição de sábado da revista científica The Lancet.

Cerca de um quinto das mulheres com câncer de mama no estágio inicial têm o tumor do tipo HER-2 positivo, que é muito invasivo e dá à paciente uma pequena esperança de sobrevida.

O Herceptin, comercializado pela gigante americana de biotecnologia Genentech e pela farmacêutica suíça Roche, é um anticorpo monoclonal (produzido por clone de uma célula), que adere à proteína do HER-2, na superfície celular do tumor, bloqueando as instruções para que a célula se divida e sinalizando às células de defesa do organismo que destruam a célula cancerosa.

Médicos chefiados por Ian Smith, do Royal Marsden Hospital, de Londres, testaram o Herceptin como um auxiliar - uma droga "follow-up" (acompanhamento) - em mulheres com câncer HER-2 positivo em estágio inicial.

Mais de 1.700 mulheres tomaram o Herceptin por um ano após cirurgia e quimioterapia, enquanto outras 1.698 que também se submeteram a cirurgia e quimioterapia integraram um grupo de controle que não tomou o medicamento.

Cinqüenta e nove mulheres do grupo que tomou o remédio morreram três anos depois da operação, contra 90 do grupo de controle.

Apesar do bom resultado, foram detectados 10 casos de insuficiência cardíaca congestiva severa entre o grupo que tomou Herceptin: um problema identificado em estudos anteriores com a droga.

O Herceptin (cujo nome de laboratório é trastuzumabe) já havia recebido aprovação em mercados chave para tratar cânceres HER-2 em estágios avançados.

Devido à capacidade deste tipo de câncer se mover rapidamente, uma ação precoce é vital, e é por isso que o Herceptin está sendo testado em pacientes com este tumor no estágio inicial.

Em 2005, dois testes feitos nos Estados Unidos demonstraram que, quando usado juntamente com a quimioterapia, o Herceptin reduziu o risco de morte prematura ou recorrência de câncer em estágio inicial em 52% no período de dois anos.

Na imprensa, esta pesquisa derivou em artigos que ressaltavam a descoberta de uma droga milagrosa no tratamento do câncer de mama. No entanto, também houve controvérsias.

Alguns especialistas questionaram se os aparentes benefícios do Herceptin seriam maiores que os riscos de problemas cardíacos, reforçando que o impacto a longo prazo ainda era incerto.

Outra questão levantada foi a relação custo-benefício, já que o tratamento de um ano de Herceptin custa cerca de 30.000 dólares.

Isto confrontou alguns grupos de apoio de pacientes de câncer de mama contra outros grupos sobre se os escassos recursos sanitários deveriam ser investidos na compra do medicamento ou dedicados a outros problemas.

O artigo da revista The Lancet, que descreve o novo estudo, é publicado juntamente com um comentário que alerta para o fato de que algumas perguntas sobre o Herceptin continuam sem resposta.

"A menos que efeitos colaterais catastróficos sejam detectados no uso do trastuzumabe, (o estudo) representa uma boa notícia para mulheres com câncer de mama HER-2 no estágio inicial e uma função cardíaca adequada", ressalta o comentário.

Entre 8% e 9% das mulheres vão desenvolver câncer de mama durante a vida, segundo o site da Roche.

A cada ano, mais de um milhão de novos casos de câncer de mama são diagnosticados em todo o mundo, com uma taxa de mortalidade de cerca de 400.

Quero ressaltar que esta matéria é de 2007, portanto de lá para 2011 muitas coisas aconteceram a nosso favor amiga.
É importante Selma você conversar com seu oncologista e pedir mais detalhes sobre o seu tratamento,porque com certeza ela lhe dará mais esclarecimento a respeito.
Fique tranquila querida, porque depois de várias sessões de quimioterapia o que vier depois não é nada,eu estou na fase das cirurgias e reconstrução e tomando o herceptin, fazendo academia,drenagem linfática e acompanhamento com nutricionista para eliminar peso.
Inclusive amanhã é dia dele HERCEPTIN na veia rsrsrsrsr, graças a Deus que ele iluminou o médico que desenvolveu essa droga para nos salvar.

Um grande beijo,quanto a homenagem a você me envie uma foto sua e quando irá terminar a quimio, que farei sim com muito carinho uma homenagem a você.(selma_rcg@hotmail.com).



Desafiando o Câncer com voce sempre.

6 comentários:

  1. Obrigada Selma pela atenção.

    Minha médica é do A.C Camargo,ela é muito

    atenciosa comigo e sempre me deixa bem

    informada quanto ao tratamento...mas porém você

    como eu deve imaginar como é que nós ficamos

    com esse tratamento,querendo saber mais e mais!

    Também através de você eu pude assistir ao filme

    e chorei muitooooo....

    Minha quimio termina 16 de abril,vou te mandar

    uma foto minha,chara!

    fique com Deus,e que nosso Pai Eterno possa te a

    abençoar muito,pois você me parece ser muito

    especial...


    Selma Cristina Barêa

    ResponderExcluir
  2. GOSTARIA DE SABER UMA COISA ESTOU FAZENDO USO DO HERCEPTIN VOU FAZER A SEGUNDA DOSE,TOTAL DE 18 DOSES, POSSO TINGIR MEUS CABELOS QUE ESTÃO CRESCENDO? BEIJOS E FORÇA A TODAS QUE TUDO DARÁ CERTO

    ResponderExcluir
  3. tenho 5 doses do medicamento herceptin para vender sobra de um tratamento inacabado, vendo a 30% do valor de mercado, meu email marialucia.leitedeoliveira@yahoo.com.br.

    ResponderExcluir
  4. www.oncoexpress.com.br
    Tel: (11) 3569-9648

    ResponderExcluir
  5. Estava fazendo tratamento com herceitin, meu plano de saude vetou agora estou sem saber o que fazer, pode me orientar, por favor! Como posso fazer para viver mais um pouco?

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e me diga qual o assunto voce quer saber?