Viva Um dia de Cada Vez e Seja Feliz

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

CÂNCER DE PÂNCREAS


Câncer de Pâncreas

O câncer de pâncreas é a quinta causa de morte por tumor maligno em USA. Não somente é uma afecção comum senão que é muito difícil de tratar pelo qual se lhe conhece como "O repto do século 21".

A resección cirúrgica é atualmente a única possibilidade de cura que existe. A radioterapia e a quimioterapia são alternativas para quem não podem ser operados, mas não são igualmente efetivas.

Como sucede com a maioria de tumores malignos, os sintomas não aparecem até que o tumor cresce o suficiente para alterar as funções dos órgãos próximos, neste caso o fígado, estômago, o colédoco, etc. No entanto muitas vezes se apresentam sintomas vadios que são ignorados por não os considerar importantes.
Infortunadamente a vacuidade dos sintomas do câncer pancreático faz que o enfermo não confira oportunamente ou que se consulta, seja submetido a incontáveis exames inúteis antes de efetuar um diagnóstico preciso, perdendo assim tempo valioso.



Os primeiros sintomas são usualmente dor abdominal que pode irradiar-se ou não às costas e perda de importância que é mal perceptível num começo. Como estes sintomas são usualmente atribuídos "ao cólon" e a " estresse", os enfermos recebem tratamentos paliativos lsin utilidade real alguma e as possibilidades de cura se reduzem proporcionalmente ao mesmo tempo em que passa antes de fazer o diagnóstico. Ocasionalmente, devido a obstrução biliar secundária, a pele se torna amarela, e costuma diagnosticar-se erroneamente como "demasiado consumo de cenoura ou de outros produtos ricos em carotenos. Também, pela mesma causa pode aparecer prurito (rasquiña) que é equivocadamente atribuída a alergia, demorando ainda mais o diagnóstico. Igual sucede com as nauseas e perda do apetite, que costumam atribuir-se a outras origens. A depressão é outro achado frequente em presença de câncer pancreático e que termina tratada com antidepressivos e similares.A indigestão progressiva é outro sintoma tão vadio que quase nunca é tomado em conta.

Fatores que aumentam o risco de desenvolver Câncer de Pâncreas
Fumar

Antecedentes familiares de câncer pancreático, mamário e/ou melanoma

Dieta com abundante gordura e carne

Idade entre os 60 e 80 anos

Mais frequente em homens que em mulheres

Mais frequente em Afro- e asiático-americanos e caucásicos

Diabete

Exposição a carcinógenos como asbestos, pesticidas, tinturas e derivados do petroleo

Diagnóstico

Os seguintes sintomas, em especial se aumentam pouco a pouco, devem fazer suspeitar câncer de pâncreas:

Dor abdominal

perda de importância

pele amarela

prurito extenso

depressão

indigestão progressiva

Para o diagnóstico deve praticar-se quando menos uma boa ecografia abdominal total à maior brevidade possível. Se existem os fatores que aumentam o risco (ver aporta) deve fazer-se a ecografia à maior brevidade possível.

Confira-nos gratuitamente por email sobre sintomas que possam corresponder a Câncer de pâncreas

Instruções

Encha todos os campos. Todos correspondem ao enfermo

Este formulário é unicamente para ajuda médica sobre cancer de pâncreas. Não contestamos perguntas acadêmicas. Se o tema de sua consulta não aparece cá, seguindo este enlace poderia encontrá-lo

Se menciona medicamentos, anote os componentes.

Não envie anexos

Se responde, inclua sua pergunta e nossa resposta iniciais

Se não recebeu resposta em 10 dias hábeis, verifique que sua casinha de correio tenha espaço e que nossa resposta não tenha sido filtrada erroneamente a seu correio não desejado. Se ainda não recebe resposta, reformule sua pergunta seguindo as instruções

Como neste serviço não praticamos exame físico nem exames de respaldo nem podemos controlar a conduta que recomendamos, você aceita que nós não temos responsabilidade alguma nos resultados deste serviço. No entanto, você pode ter a certeza que nosso conselho é efetuado com a melhor vontade e empregando ao máximo nossos recursos para ajudar-lhe o melhor possível

Ao conferir automaticamente obterá uma assinatura gratuita a Saúde , que você pode abandonar imediatamente se o deseja, mas ficará inscrito cada vez que confira novamente.


Desafiando nessa luta com você.

Um comentário:

  1. Selminha,

    Passei aqui para te deixar essa mensagem.

    Tolerância é aceitar as diferenças, entender que nem todas as pessoas são como eu gostaria que fossem. Não posso mudá-las, mas posso mudar minha visão em relação a elas. Descobrir pelo menos uma qualidade em alguém é o primeiro passo para transformar a rejeição em aceitação.

    Minutos de Sabedoria

    beijos

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e me diga qual o assunto voce quer saber?