Viva Um dia de Cada Vez e Seja Feliz

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

COMO DEVE SER A ALIMENTAÇÃO DE QUEM FAZ QUIMIOERAPIA


Eu tenho passado por alguma mudanças em meus hábitos alimentares, algumas coisas que comia antes agora não vai de jeito nenhum, tenho muito enjoo e sinto o meu estômago super sensível.
Venho me alimentando com bastante frutas, e carboidratos diminui por orientação médica e o leite substitui por um novo da parmalat com menos lactose zymil, mas não é nada fácil voce que está acostumada a comer de tudo e agora você vira simplesmente um arroz(sem graça),assim que me sinto arroz, meu paladar também deu um tempo, mas mesmo assim insisto em me alimentar para o corpo reagir bem com relação ao tratamento.
Outra coisa quero agradecer aos comentários anônimos e de amigos que venho recebendo tanto de apoio quanto de formas de tratamento paralelos, fico muito feliz que alguém em algum lugar nesse mundo está lendo meu blog. e participando dessa luta  diária.
Mas segue abaixo como deve ser a sua alimentação amiga que está nessa luta também.

Pacientes que precisam passar por sessões de quimioterapia sabem o quanto o processo agride o organismo e traz consequências para todo o corpo. Mas, sabemos que esse é um processo pelo qual é preciso passar para se beneficiar de seus efeitos esperados. Já os efeitos colaterais desagradáveis acontecem por conta das drogas quimioterápicas utilizadas no processo, que na maioria das vezes influenciam diretamente na ingestão alimentar do paciente. 


Além do mais, a pessoa que passa pela quimoterapia fica com o organismo bem frágil e, consequentemente com a imunidade enfraquecida. Por isso, a importância de uma atenção toda especial a alimentação de um paciente que faz quimioterapia. A ingestão de líquidos passa a ser ainda mais importante, devendo ingerir de 1 a 3 litros de água por dia.


Para auxiliar ainda mais na hidratação do organismo, havendo assim a eliminação mais rápida das toxinas do medicamento, pode ser ingerido sucos naturais, água de coco e sopinhas. Deve-se lembrar a ingestão de bebidas alcoólicas durante todo o tratamento é restritamente desaconselhada. Deve-se manter o hábito também de cinco a seis refeições diárias e nada em exagero, assim como dar preferência a uma alimentação totalmente saudável e nutritiva, regada de muitos legumes, frutas, verduras, entre outros. Veja um exemplo de cardápio nutritivo ideal:


O café da manhã pode ser composto de leite com alto teor de ferro, café, pão integral com geléia de frutas e mamão. Depois de um tempo coma uma pera ou qualquer fruta da época entre o café da manhã e o almoço, que costumamos chamar de lanche da manhã ou colação.


O almoço pode ser composto por arroz, feijão, peixe cozido, agrião feito salada temperado com azeite e pouco sal, vagem cozida e uma laranja.


No lanche da tarde pode ser feito um mingau de aveia.


Já o jantar pode ser composto por uma massa ao sugo, frango assado ou cozido, escarola refogada, beterraba temperada com azeite e pouco sal e uma fatia de melão.


E para finalizar o lanchinho da noite que pode ter um xícara de leite, bolacha cream cracker e pouca quantidade de margarina. Procure variar os alimentos diariamente, mas substituindo através de outros com os mesmosvalores nutricionais.


 Além disso, dê preferência a alimentos de fácil digestão; evite alimentos gordurosos e frituras em geral; procure comer mais alimentos frios ou em temperatura ambiente e evite se deitar logo após as refeições.





Todas essas são dicas de alimentação e mudanças de hábitos diários que vão auxiliar os pacientes no combate aos sintomas da quimioterapia, assim como no fortalecimento da imunidade dos mesmos.
http://www.guiadicasgratis.com/como-deve-ser-a-alimentacao-durante-a-quimioterapia/

bjus até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e me diga qual o assunto voce quer saber?