Viva Um dia de Cada Vez e Seja Feliz

terça-feira, 8 de junho de 2010

Voce sabe fazer seu auto exame?




Muitas de nós mulheres sabemos da existência dessa doença, e muito poucas vezes nos lembramos de fazer o auto exame, eu na verdade sempre fiz anualmente os exames médicos preventivos mas o auto exame foram poucas as vezes.

Mas para que possamos ter um pouco mais de amor a nossa vida é bom se cuidar, fazer o auto exame, conversar com a nossas amigas se elas já fazem, fazer disso tudo um hábito em nossas vidas, sem tabus e medos que ainda teem em torno dessa doença, por mais propaganda que existam ainda é um tabu falar nela.

AUTO-EXAME DAS MAMAS
Lembre-se de que 80% dos nódulos mamárias são benignos e apenas uma pequena percentagem de secreções está relacionada ao câncer.



1. No chuveiro
Examine suas mamas durante o banho, pois as mãos escorregam mais facilmente sobre a pele molhada. Com a mão aberta, coloque os dedos indicador, médio e anelar sobre a mama e deslize-os suavemente em movimentos circulares por toda a mama. Utilize a mão direita para examinar a mama esquerda e a mão esquerda para examinar a mama direita.


2. Diante do espelho
Inspecione suas mamas com os braços abaixados ao longo do corpo. Levante os braços, colocando as mãos na cabeça. Observe se ocorre alguma mudança no contorno da pele das mamas ou no bico. Repita a observação, colocando as mãos na cintura e apertando a mama.



3. Deitada
Deite-se de costas sobre um travesseiro ou almofada. Coloque a mão direita atrás da cabeça. Com os dedos da mão esquerda, pressione suavemente a pele da mama direita, com movimentos circulares, como no exame feito no chuveiro. Agora, repita com a mão direita o exame da mama esquerda.


Finalmente, esprema o mamilo delicadamente e observe se sai qualquer secreção. A observação de alterações cutâneas ou no bico do seio, de nódulos ou espessamentos, e de secreções mamárias não significa necessariamente a existência de câncer, mas deve motivá-la a procurar esclarecimentos com o mastologista.



O que procurar?

Caroços (nódulos);
Abaulamentos ou retrações da pele e do complexo aréolo-mamilar (bico do seio);
Secreções mamilares existentes.

Orientações


O auto-exame permite perceber alterações nas mamas. Frente a qualquer sinal de alarme, procure um mastologista (médico especialista em mamas).
O auto-exame deve ser realizado uma vez a cada mês, na semana seguinte ao término da menstruação. As mulheres que não menstruam devem fazer o auto-exame no primeiro dia do mês.
A mamografia é o único método de detecção precoce. Portanto, peça sempre orientações a um médico especialista.


fonte. www.ibcc.org.br

divulgue entre seus amigos.

BJUS....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e me diga qual o assunto voce quer saber?